↑ Voltar para Nossos fundadores

Imprimir Página

Dr. Rui Ferreira

Rui Ferreira da Silva nasceu em Sertânia, no sertão de Pernambuco, em 22 de abril de 1946. Teve uma infância difícil, de muito trabalho e pouco estudo. Duas vezes por mês, viajava com o pai Anísio Ferreira da Silva para vender roupas em Paulo Afonso (BA) e  trabalhava numa padaria para ajudar na renda da família. Quando fazia uma entrega na casa de D. Marina Magalhães, esta soube que Rui não estava se preparando para o exame de admissão, obrigatório para entrar no Ginásio Cardeal Arcoverde. A professora prontamente se ofereceu para ajudá-lo a se preparar para o exame. A partir daí, não parou mais. Hoje, é um cirurgião de sucesso conhecido em vários países.

Formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco em 1971 e fez o internato no serviço do prof. Mariano de Andrade, onde concluiu a residência em cirurgia geral. Em seguida, fez residência em cirurgia plástica com o prof. Cláudio Rebello. Em 1976, retornou a Caruaru, atuando como pioneiro em cirurgia plástica no interior do estado.

Em 1982, foi convidado à França a serviço do Prof. Jacques Baudet, pioneiro europeu da Microcirurgia, Naquele país, ficou até 1985 como “attaché des hôpitaux”. Lá também prestou concurso para obter o DU – Diploma Universitário de Cirurgia da Mão e de Microcirurgia. Em 1985, trabalhou por seis meses no 9th People Hospital de Xangai, participando ativamente na área de microcirurgia e cirurgia da mão. Continuou com um estágio no Japão com o Prof. T. Unizuka, uma das lendas da cirurgia plástica, e com o Prof. K. Harii, pioneiro mundial da transferência microcirúrgica de tecidos.

Em 1986, retornou ao Recife, sendo pioneiro na microcirurgia reparadora, reimplantes, transferências de dedos do pé para a mão e cirurgia do plexo braquial. Atuando no Hospital da Restauração, pôde empregar as técnicas até então desconhecidas localmente.

Em 2005, comemorando 10.000 cirurgias realizadas no SOS MÃO Recife, fundou com o Dr. Mauri Cortez o Instituto SOS Mão Criança, com a finalidade de operar crianças carentes com deformidade nos membros superiores e inferiores. Nessa ocasião, foi realizada a primeira missão humanitária, com o patrocínio da ONG Francesa “La Chaine de L’Espoir” (A Cadeia da Esperança), contando com a participação do prof. Alain Gilbert.

Em 2006, para marcar a inauguração da sede do Instituto SOS Mão Criança, foi realizado um espetáculo com o pianista Arthur Moreira Lima. O “Concerto a 80 mãos”, em alusão às crianças que seriam operadas nessa missão, contou com a participação do médico Philippe Valenti, vice presidente da ONG Francesa “La Chaine de l’Espoir”; da equipe do Institut de la Main da Clinica Jouvenet Paris; e do Dr. Piero Raimondi, de Milão, Itália.

Essas missões tornaram-se regulares, duas a três por ano. Como a ONG Francesa “La Chaine de L’Espoir” tem atividades em outros países, o Dr. Rui Ferreira acompanha regularmente a ONG em missões humanitárias, com o intuito de passar a sua experiência.

Graduação

Faculdade de Ciências Médicas de PE

Pós Graduação:

Cirurgia Geral
Santa Casa de Misericórdia Rio de Janeiro Prof, Mariano de Andrade

Cirurgia Plástica
– Hospital Barata Ribeiro – Rio de Janeiro
Prof. Claúdio Rebello

Cirurgia da Mão:
– Université Bordeaux II France
Prof. Jacques Baudet
– 9th People Hospital China
Prof. Ti.Sheng Shang

Microcirurgia
– Université Bordeaux II France
Prof. Jacques Baudet
– 9th People Hospital China
Prof. Ti.Sheng Shang
– Showa University Tokio, Japão
Prof. T. Unizuka
– Tokio Univestity
Prof. K. Harii

Sociedades
Sócio Titular:
Soc. Brasileira de Cirurgia da Mão
Soc. Bras. Microcirurgia Reparadora
Soc. Bras. Cirurgia Plástica
Fellow International Col. of Surgeons
Colégio Brasileiro de Cirurgiões
GAM – Groupe Avance Michocirurgie
EWAS – European Wrist Arthr. Society

 

Fonte: 

A Saga da Cirurgia Plástica em Pernambuco, de Moisés Wolfenson. Editora Imagem da Terra, 2012.

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.institutososmaocrianca.org.br/?page_id=784

16 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Flavia

    Boa tarde! Me chamo Flavia e gostaria de saber como e que faco para falar com doutor Rui, pois já vem meses que tento marcar uma consulta com o doutor, porem eu estava sendo encaminhada por doutor Rui Pereira. Agora não sei o que eu faço. Me ajude por favor.

    1. editor

      Olá,
      O Dr. Rui Ferreira não está mais atendendo no Instituto SOS Mão Criança, mas temos outros especialistas à disposição. Caso deseje especificamente com ele, pode marcar no Hospital SOS Mão Recife, pelo número (81) 3087-9595.

    2. suzana

      Boa tarde flavia. Eu sou paciente do dr Rui ferreira e acabei de ser operada por ele no Imip aq em recife,vc sabe onde fica??. Boa sorte

  2. lauro c da paz

    bom gente é com grande alegria que comento a respeito desse grande medico cirurgião,tive a honra de passar por ele e sua equipe em 2003 no hospital geral de Camaragibe,grande cirurgião e de bom coração é por isso que Deus o abençoa, obrigado doutor rui ferreira.

    1. editor

      Estamos agradecidos por sua palavra. Nosso muito obrigado que Deus te abençoe.

  3. Geralda maria da silva

    Bom dia meu nome e geralda gostaria de saber se doutor Rui opera pelo o sus em algum no hospital tô com tenossinovite e sindrome do tunil do carpo bilateral e não tenho condições de pagar a cirurgia já estou em tratamento a mais de cinco meses e não obtive melhoras .por gentileza me enviem um telefone de consutorio pra ele me encaminhar .Obrigada .

    1. editor

      Olá senhora Geralda, obrigado por entrar em contato conosco. O dr. Rui Ferreira além de atender pelo Hospital SOS Mão e Ortopedia, atende pelo Hospital do IMIP no Recife.

  4. Geralda maria da silva

    muito obrigada tenho fé em Deus que vai ser ele quem vai me operar . Estou impressionada com a sua história quem dera que tivéssemos no Brasil mais médicos assim .Peço que Deus o abençoe com muita saúde .

  5. cremilza

    e com muito prazer que falo deste projeto que me acolheu com muito carinho e ja tardo em agradece por ja tem mas de 4 anos tenho um filho que por erro medico teve lesao de plexo.consegui fala com doutor rui por email e fui com a cara e a coragem e deus primeira mente depois essa equipe maravilhosa seria que este projeto meu filho hj nao tem mas 100% leseonado recuperou bastante lembro que pedi chorando pro doutor rui operar meu filho pois estava deseperada era tudo novo e a situacao pra min muito dificio mas essa pessoas maravilhosa abencoada por deus.obrigado atodos dr rui a sua que deus lhe der muitos anos de vida pra vc e toda a sua equipe nao tenho palavras pra agradecer e pra quem nao conhece esse e um projeto serio que ajudar a aliviar a mudar vidas a sara algumas ferida da alma de muita pessoas parabens e obrigado a todos.

  6. cremilza

    sou de maraba para a cirugia do meu filho foi 2011

  7. Benedito Henrique

    Esse sim, merece ser tratado como “cerebridade” e não os BBB da vida. Parabéns ao Dr Rui Ferreira pelas suas ações humanitárias no Brasil e no Mundo.

  8. Roni andeson

    Boa tarde!
    Me chamo Roni anderson e admiro muito o trabalho de dr Rui Ferreira
    Pois bem,
    na minha infancia cair e desloquei o braço esquerdo,especificamente no cutuvelo no qual fiquei com um trauma chamado de cubito varo, esse é o problema.
    Passei na prova objetiva de um concurso da pm e o edital desse concurso diz q cubito varo reprova e é ai q entra a sote
    Gostaria de saber se tem como fazer uma cirurgia para corrigir esse problema e se tiver o valor,tempo de recuperao e se tem algum risco
    Muito obrigado pela atençao.
    Aguardo ansiosamente uma resposta.

    1. editor

      Olá amigo Roni, agradecemos por seu contato conosco. Para dar qualquer esclarecimento do seu caso é necessário o senhor ser avaliado por um dos nossos especialistas. Para outras informações ligue para o Instituto SOS Mão Criança – 81- 3217.2500.

  9. Rosilene sairão da silva

    Boa tarde, sou do estado do Pará e meu bebê nasceu com 6 dedo e Dr. Rui Ferreira fez a cirurgia dele dia 0204-2017 ele fez coisa q só Deus mesmo p pagar esse homem, apesar de r sido feito pelo sus muito bem atendido perfeito, na verdade ele fez milagre. Obrigada Dr. Rui Só Deus o lhe pagar. E detalhe meu só tem 09 meses..

  10. Rosilene sairão da silva

    Boa tarde, sou do estado do Pará e meu bebê nasceu com 6 dedo e Dr. Rui Ferreira fez a cirurgia dele dia 0204-2017 ele fez coisa q só Deus mesmo p pagar esse homem, apesar de r sido feito pelo sus muito bem atendido perfeito, na verdade ele fez milagre. Obrigada Dr. Rui Só Deus o lhe pagar. E detalhe meu só tem 09 meses..de 02 dedos ele um é uma com uma perfeição incrível, estou até agora Alegre….

    1. editor

      Senhora Rosilene graças a Deus tudo ocorreu bem. Estamos muito felizes pela recuperação do seu bebê. Forte abraço, Paz!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *