↑ Voltar para Nossos fundadores

Imprimir Página

Dr. Mauri Cortez

Dr. Mauri Cortez

 

Mauri Cortez nasceu no Recife no dia 4 de junho de 1958. É filho de Cirineu Pegado Cortez e Maria de Lourdes Cortez. Realizou seus estudos de primeiro grau menor em escola da rede oficial de ensino e os de primeiro grau maior no Colégio Nóbrega, onde iniciou paralelamente a carreira desportista, tendo destaque como atleta de basquetebol.

No Colégio Salesiano, iniciou o segundo grau (atual Ensino Médio). Por destacar-se como um dos melhores atletas, foi congratulado com uma bolsa de estudos. Jogou pela seleção pernambucana de basquetebol em competições no Brasil e no exterior.

Em 1976, ingressou na Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, onde se graduou em 1985. Logo após, prestou concurso para residência médica em Ortopedia e Traumatologia nos Hospitais de Santo Amaro e da Restauração, obtendo aprovação nas primeiras colocações. Em 1985, tornou-se membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e prestou concurso para obter título de especialista na referida área, em Campinas (SP). Mais uma vez obteve êxito em todos os exames.

Em setembro de 1985, cursou a pós-graduação em microcirurgia e cirurgia da mão do Instituto de Cirurgia e Microcirurgia de Paris, do qual foi médico residente no período de 1985 a 1986. A bolsa de estudos foi concedida pelo governo francês. Simultaneamente, fez o curso de Microcirurgia na Universidade Pierre et Marie Curie.

Em 2005, fundou com o Dr. Rui Ferreira o Instituto SOS Mão Criança, com a finalidade de operar crianças carentes com deformidade nos membros superiores. Nessa ocasião foi realizada a primeira missão humanitária, com o patrocínio da ONG Francesa “La Chaine de L’Espoir” ( A Cadeia da Esperança), contando com a participação do Prof. Alain Gilbert.

Em 2005, fundou com o Dr. Rui Ferreira o Instituto SOS Mão Criança, com a finalidade de operar crianças carentes com deformidade nos membros superiores. Nessa ocasião foi realizada a primeira missão humanitária, com o patrocínio da ONG Francesa “La Chaine de L’Espoir” ( A Cadeia da Esperança), contando com a participação do prof. Alain Gilbert. Ao longo de sua vida acadêmica, fez vários estágios e cursos. Como médico, especializações, teses, estudos e técnicas fazem parte do seu currículo. Uma delas, desenvolvida em 2009 e até então inédita no mundo, é a cirurgia de um tipo de tendinite bastante frequente, conhecida como dedo em gatilho.

O método permite a liberação do dedo afetado pelo problema de forma menos traumática. Devido à técnica, o dr. Mauri foi convidado a participar do Congresso da Federação das Sociedades de cirurgia da mão da Europa, na qual dividiu o conhecimento com outros profissionais.

 

Formação

Graduação:

Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco

Residência Ortopedia

Hospital Santo Amaro – Prof. José Rodrigues

Especialização

Institute de La Main – Paris Prof. A. Gilbert

Clinique Longeré Lousanne Prof. A. Narakas

Curso de Artroscopia em Chicago

Mestrado em Cirurgia

Doutorado em Cirurgia

Professor assistente de ortopedia da UFPE

Associações Médicas

Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia SBOT

Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão

Sócio da Sociedade Brasileira de Microcirurgia Reconstrutiva SBMR

Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia.

Publicações

Autor

Síndromes Compressivas dos Nervos Periféricos
Cortez, M. e Ferreira, R.

Cap. 60 – Cirurgia Reparadora dos Troncos e Membros
Cortez,M e Ferreira,R

Co-autor

Tratamento das Fraturas Articulares
Ferreira, R. e Cortez, M.

Capítulo 7 Cirurgia da Mão – Trauma
Jefferson Braga Silva, Rentiver, Rio 2003

 

Fonte: Arquivo pessoal

http://www2.uol.com.br/JC/sites/saude/materia_20.html

http://www.sosmaorecife.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.institutososmaocrianca.org.br/?page_id=781

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. luiz pinto

    Olá Mauri. ..sou eu Luiz Pinto urologista amigo dos velhos tempos da prontoclínica
    Vejo seu curriculum e tenho orgulho de você .
    Estarei contigo nesses dias …. te procurando com uma problema na minha mão .
    Abraços
    Vou te reencontrar

  2. Cicero joaquim da silva

    Dr.mauri cortez bom dia,desde ja eu lhe agradeço muito por tar entrando encontato com o sr.a fim de resolver o meu poblema da minha maõ,e nessa avaliaçaõ do sr.eu preciso muito de um laudo vou marcar essa consulta e fico muito alegri com esse laudo que o sr.dr.mauri cortez mindar obrigado,eu pedi essa ajuda sobri conhecimento de um medico bom e a dr(a)sarita cardiologista do recife ´minha amiga mim indicou o sr.obrigado

  3. Cicero joaquim da silva

    Dr.mauri cortez vou marcar uma consulta com o sr.para tratar de um poblema da minha maõ obrigado,eu sou de porto calvo alagoas e preciso muito de uma avaliaçaõ de um especialista e uma dr.(a)minha amiga do recife dr(a)sarita cardiologista mim indicou o sr e vou pro sr.ver o meu braço

    1. editor

      Olá tudo bem. O telefone para consultas do Hospital SOS Mão e Ortopedia é 81 – 3087.9595

  4. Cicero joaquim da silva

    Boa noite dr.mauri cortez obrigado porter respostado o meu pedido fico muito feliz o sr vai ver a gravidade da minha maõ o punho a minha maõ drobou caso serio,eu fico feliz o sr mim ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *