«

»

jun 03

Imprimir Post

Paralisia do plexo braquial, o que é?

Paralisia do plexo braquial em criança.
Foto: Hospital SOS Mão Recife

O que é?

Uma lesão do plexo braquial (nervos responsáveis pelo movimento e sensibilidade das mãos, dos braços e dos dedos).

Quando ocorre?

Em crianças pode ocorrer no momento do parto normal. Existem vários níveis de comprometimento, em algumas pessoas, o membro superior pode ficar totalmente paralisado. Um ou dois em cada 1000 recém-nascidos têm esta condição.

Segundo os médicos Rui Ferreira e Mauri Cortez é importante começar com os exercícios logo após o nascimento. “Começar os exercícios, com movimentos delicados. Com a ajuda de uma fisioterapeuta especializada, aprender a fazer exercícios ao nível do braço. É importante manter a esperança, pois 70 a 80% das paralisias recuperam espontaneamente.”

No adulto pode ocorrer principalmente por acidentes de moto, onde ocorre distensão dos nervos e muitas vezes lesão dos mesmos. Se não há retorno das funções até seis meses após a lesão o reestabelecimento é complicado e ganhos de movimento podem ser obtidos muitas vezes com transferências musculares.

Tratamento

Há dois tipos de cirurgia que podem ser feitas: a cirurgia curativa que corrige as lesões encontradas com enxerto de nervo para restabelecer a continuidade dos nervos lesados ou a cirurgia paliativa que minora a paralisia definitiva com a utilização de músculos funcionantes para realizar outras funções.

 

Fonte: Hospital SOS Mão Recife e

www.especialistadoombro.com.br

Link permanente para este artigo: http://www.institutososmaocrianca.org.br/?p=2133

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Antônio Jânio de Andrade Araújo

    Olá bom dia,

    Eu me chamo Antônio Jânio, tenho 36 anos e em novembro do ano passado tive um acidente, onde me ocasionou uma lesão de plexo braquial, que me deixou sem movimento no braço esquerdo, estou na fila do SUS esperando uma oportunidade de fazer uma cirurgia, pois não disponho de recursos para fazer este tratamento privado. Encontrei um médico no HR que me indicou a instituição de vocês e gostaria de aber se vocês fazem tratamento em adultos também. Qualquer coisa entrem em contato comigo pelo fone 87 3401-9030.
    Sou de Pesqueira no interior do estado. Deus seja louvado.

    1. editor

      Olá, Antônio,
      O Instituto SOS Mão Criança não atende adultos, mas você pode pegar um encaminhamento no HR para o Hospital SOS Mão Recife e realizar o tratamento. Em caso de dúvida, ligue para (81) 3087-9595.
      Abraço e melhoras!

  2. JULIETE GOMES DA SILVA

    Boa tarde… Tive meu filhote no Imip dia 18.01.17 e infelizmente ele teve a lesão do plexo no direito… Porém ainda não começou a fisioterapia pois ainda irá passar pela avaliação interdisciplinar no imip dia 21.03. Enquanto isso,faço alguns exercícios em ksa pra não atrofiar. Gostaria de uma ajuda e de como proceder nesse caso… Estou muito angustiada.

    1. editor

      Bom dia senhora Juliete, não trabalhamos com fisioterapia, mas o que poderíamos fazer é avaliar o caso do seu bebê com um dos nossos especialistas. Caso tenha interesse, ligue para nossa Central Telefônica para ter outras informações. 81- 3217.2500

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *